História do Município

Vera Cruz Incrustada no agreste rio-grandense-do-norte, conduzida em direção ao futuro com o caráter empreendedor de seus filhos, a localidade de Periperi, privilegiada pela significativa presença lusitana, cresceria, projetar-se-ia, no âmbito do município de São José de Mipibu, do qual desmembrar-se-ia, na década de 60. O povoado desenvolveu-se lento, mas seguramente, sem retrocesso. Em 1874, citava-se Vera Cruz como uma povoação agradável e de futuro garantido.

Entre seus povoadores, encontra-se Alexandre Rodolfo de Vasconcelos, que construiu residência confortável, atraindo moradores permanentes para o serviço agrícola, ergueu a capela ao Espírito Santo. Gentílico: vera-cruzense Formação Administrativa Distrito criado com a denominação de Vera Cruz, pela lei estadual nº 910, de 24-121953, subordinado ao município de São José de Mipibu.

Em divisão territorial datada de I-VII-1955, o distrito de Vera Cruz permanece no município de São José de Mipibu. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960. Elevado à categoria de município com a denominação de Vera Cruz, pela lei estadual nº 2850, de 26-03-1963, desmembrado de São José de Mipibu. Sede no antigo distrito de Vera Cruz. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1964. Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

FONTE: IBGE

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support